terça-feira, 16 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO - Níveis de alfabetismo funcional em relação às habilidades matemáticas

Existem quatro níveis de alfabetismo funcional em relação às habilidades matemáticas , segundo INAF-Instituto Nacional de Analfabetismo Funcional
Analfabetismo Matemático
Alfabetismo Matemático Rudimentar
Alfabetismo Matemático Básico
Alfabetismo Matemático Pleno

ANALFABETISMO MATEMÁTICO
       Não dominam habilidades matemáticas simples, como:
o   ler o preço de um produto
o   anotar um número de telefone ditado por alguém.

ALFABETISMO MATEMÁTICO RUDIMENTAR
       Pessoas capazes de ler números de uso freqüente em contextos específicos:
o   preços
o   horários
o   números de telefone
o   instrumentos de medida simples
o   calendários

ALFABETISMO MATEMÁTICO BÁSICO
o   Pessoas que dominam completamente a leitura dos números naturais, independente da ordem de grandeza;
o   capazes de ler e comparar números decimais que se referem a preços, contar dinheiro e “fazer” troco;
o   resolvem situações que envolvem operações (de adição, subtração, multiplicação e divisão), mas só aquelas em que um único cálculo é necessário;       
o   identificam a existência de relações de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa.


ALFABETISMO MATEMÁTICO PLENO
o   Pessoas capazes de adotar e controlar uma estratégia na resolução de um problema que envolva a execução de uma série de operações;
o   capazes também de resolver problemas que envolvam cálculo proporcional;
o   demonstram certa familiaridade com representações gráficas como mapas, tabelas e gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário